Pais preferem nomes de santo na hora de registrar os filhos
2016-04-28 10:00:41
Embora muitos pais da atualidade gostem de registrar suas filhas como Sofia, Julia, Valentina, dentre outras, o nome próprio mais comum do Brasil é Maria. A informação é do Projeto Nomes no Brasil, elaborado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
De acordo com o órgão, 11,7 milhões de pessoas do sexo feminino se chamam Maria. É mais que o dobro de indivíduos chamados José, que é o nome de 5,7 milhões de homens brasileiros.
Aliás, José vem perdendo popularidade para os seguintes nomes: João, Gabriel, Lucas, Pedro e Mateus.
Mas nem só de santos vivem os cartórios. Nomes de celebridades também se fazem presentes nas folhas de registro. A quantidade de crianças registradas com o nome Cauã cresceu 3.924% nos anos 2000.
Curiosamente esse foi o nome de pessoa famosa que teve o maior crescimento no período, provavelmente influenciado pelo sucesso do ator Cauã Reymond.
O nome tem suas variantes como Kauã, Kauam, Cauam e Kauan.
Nomes de jogadores de futebol
Parece que o futebol brasileiro anda desacreditado até na hora de se batizar uma criança. Enquanto os nomes Ronaldo e Romário perderam popularidade nos anos 2000, o sobrenome de um ídolo do futebol argentino disparou.
Riquelme – último nome de Juan Román Riquelme – foi o 2º nome masculino com o maior crescimento nos anos 2000. Só perde para Rikelme, que subiu 10.057%.
Os 10 nomes mais populares de Minas Gerais
A pesquisa também divulgou a lista dos nomes mais populares por estado. Descubra quais são as preferências dos mineiros a partir do ano 2000 até hoje:
1. Ana
2. Maria
2. João
3. Gabriel
4. Pedro
5. Lucas
6. >Mateus
7. Gustavo
8. Julia
9. Vitor
Veja outras curiosidades sobre os nomes de registro dos brasileiros
- Magaiver: na década de 90, 310 brasileiros receberam o nome de "Magaiver", número que caiu para 75 nos anos 2000. Esse é o nome de um personagem da TV americana, conhecido por resolver problemas complexos com a ajuda de itens básicos do cotidiano.
- Ayrton: O piloto Ayrton Senna, que tanto orgulhou os brasileiros, inspirou vários pais na década de 90, quando 1.166 crianças foram batizadas de "Ayrton". A partir do ano 2000, apenas 418 crianças levaram o nome do Ãdolo.
- Nomes que começam com C e K estão em alta: Dos 20 nomes que mais cresceram nos anos 2000, 17 começam com a letra C ou a letra K: Kailaine, Kaylane, Kailane, Kayky, Cailane, Kailani, Cailaine, Camilly, Caua, Kaua, Kamilly, Cauan, Kauam, Camily, Cauam, Caun e Kaun.
* Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Guia Montes Claros