Compartilhe Como escrever um bom currículo no whatsapp
Compartilhe Como escrever um bom currículo no whatsapp
Como escrever um bom currículo

Como escrever um bom currículo


( )
()


Como escrever um bom currículo

Seu currículo deve apresentar de forma clara, concisa e estratégica suas qualificações para atrair a atenção do recrutador interessado em conhecê-lo. Deve transmitir suas habilidades, experiência de trabalho e ativos. O currículo é usado para descrever o que você pode realizar profissionalmente de uma maneira que também ilustra o que você pode fazer por um recrutador Aqui estão algumas dicas do que fazer e não fazer para escrever um bom currículo.

O que colocar em seu curriculo

Mantenha seu currículo claro e conciso
Um recrutador pode levar em média 30 segundos para analisar um currículo. Um curriculo bem elaborado pode fazer que vejam imediatamente que você está qualificado para a posição.

Revise seu currículo várias vezes
Certifique-se de que não há erros de ortografia ou gramática. Peça para outra pessoa ler também, as vezes é dificil encontrar os proprios erros. Um simples erro de ortografia em um currículo pode dar uma impressão negativa ao recrutador.

Limite seu currículo a duas páginas
Dê foco no seu currículo em sua experiência mais recente. Trabalhos muito antigos devem ser ignorados ou minimizados. Dessa forma, o recrutador pode se concentrar no que realmente interessa a ele.

Adapte seu currículo ao cargo para o qual está se candidatando
Especifique a experiência de trabalho ou conquistas relacionadas ao cargo para o qual você está se candidatando. Isso pode ser feito analisando a descrição do trabalho ou o site do recrutador.

Destaque suas realizações
Mostre os melhores exemplos de onde você demonstrou suas habilidades. Esses exemplos devem falar sobre o que você conquistou em sua função e devem demonstrar que tipo de funcionário você é. É melhor incluir essas informações na seção "Experiência de trabalho" do currículo.

Honestidade
Mentir no currículo nunca é uma boa ideia. Você não pode exagerar suas habilidades ou resultados, pois isso enganará o recrutador e você sabe: "Mentira tem perna curta". Nâo cometa esta bobagem. Tenha confiança no que você tem a oferecer.

Enumere suas conquistas
Use números reais, claros que o recrutador entenderá e ficará impressionado. Por exemplo, quantas pessoas você supervisionou, quantos produtos você vendeu, como era o seu setor antes e como ficou depois que assumiu, em que porcentagem você aumentou as vendas, etc.


Inclua trabalho não remunerado, voluntário e que mostre suas habilidades
Se você foi voluntário em uma organização conhecida ou trabalhou por uma causa importante, coloque-o em seu currículo. Você deve incluir essas experiências na seção "Experiência de trabalho" ou "Trabalho voluntário", especialmente se estiverem relacionadas ao cargo para o qual você está se candidatando.

Revise tudo e inclua suas informações de contato
Seu currículo deve listar seu nome, endereço, e-mail e número de telefone. Estas informações devem ser colocadas no topo da primeira página. Além disso, verifique se essas informações estão corretas. Caso contrário, o recrutador não poderá entrar em contato com você.

O que não colocar em seu curriculo

Não use um endereço de e-mail inadequado
Certifique-se de que seu e-mail seja fácil de ler, fácil de digitar, profissional e não ofensivo. Em geral, seu endereço de e-mail deve ser baseado em seu nome. Exclua quaisquer apelidos, números ou caracteres especiais.

Não inclua informações pessoais desnecessárias
É melhor deixar de fora quaisquer detalhes pessoais, como idade, peso, altura, estado civil, preferência religiosa, opiniões políticas ou quaisquer outros atributos pessoais que possam ser controversos. Isso evitará qualquer possível viés. Mais importante ainda, nunca inclua seu cpf em seu currículo.

Não inclua uma foto
A menos que seja uma exigencia do recrutador, não inclua uma foto no seu curriculo. Isso pode até diminuir suas chances e desviar todo o foco do seu currículo. O recrutador tem que se concentrar em suas habilidades e experiência, não em sua aparência.


Evite pronomes pessoais
Não use "eu", "meu" ou "sou". Escreva seu currículo na terceira pessoa, como se estivesse sendo escrito por outra pessoa.

Não basta listar as responsabilidades do cargo
Seus deveres do cargo serão óbvios. Em vez disso, destaque suas conquistas dando um toque pessoal aos seus deveres do cargo e fornecendo exemplos específicos.

Não faça declarações gerais
Evite declarações vagas que não destacam sua contribuição real. Declarações pouco claras, como "Melhorei a eficiência e reduzi custos", não fornecem nenhuma informação ao recrutador. Personalize sua experiência!

Não inclua motivos para deixar empregos anteriores
O objetivo principal do seu currículo é promover você, suas habilidades, experiência e realizações. Deve ser totalmente positivo e, portanto, não deve incluir motivos pela sua saida, pois não agrega nenhum valor a você como candidato.

Não inclua referências
Um recrutador só exige referências se estiver pensando seriamente em contratá-lo. Mantenha as referências em uma folha separada e forneça-as apenas quando forem solicitadas.

Não inclua hobbies ou interesses
A menos se seus hobbies estiverem relacionados ao cargo, você poderá incluí-los, pois eles podem demonstrar ao recrutador por que você é um bom candidato, não é recomendado mencionar hobbies.

* Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Guia Montes Claros

Comentar

Desculpe, nenhum resultado encontrado.