Compartilhe Dicas de saúde para uma vida mais saudável no whatsapp
Compartilhe Dicas de saúde para uma vida mais saudável no whatsapp
Dicas de saúde para uma vida mais saudável

Dicas de saúde para uma vida mais saudável


( )
()


Não importa o quanto você se exercite ou quão saudável seja sua dieta, ainda é possível ficar doente. É por isso que é importante manter-se saudável e cuidar bem de si mesmo! Aqui estão algumas dicas que podem ajudar a prevenir doenças graves:

Não ignore os sintomas iniciais da artrite, tais como rigidez articular.

Você pode estar sofrendo de artrite e não saber disso. A rigidez articular é um sintoma comum desta condição, e outros sintomas incluem dor, inchaço e vermelhidão.

Se você acha que suas articulações estão mais rígidas do que o normal e não parece estar relacionado a exercício ou lesão, consulte um médico imediatamente! Se você tem artrite mas não tem certeza do que a está causando (ou se existem outras condições que possam estar causando seus sintomas), fale com seu médico sobre formas de tratá-los juntos.

Não ignore as dores no peito; pode ser um sintoma de doença cardíaca.



  • Se você estiver sentindo dor no peito, não a ignore. Isto pode ser um sintoma de doença cardíaca.

  • Dor ou pressão extremamente intensa na região torácica pode ser um sintoma de infarto do miocárdio.

  • Dor ou pressão incrivelmente intensa na região torácica pode ser um sintoma de uma condição cardíaca como angina de peito ou infarto do miocárdio (infarto do miocárdio).

  • Um desconforto torácico grave pode sinalizar um problema subjacente com válvulas ou artérias que fornecem sangue às células musculares do coração, diz o especialista da Clínica Mayo Dr. Gary Weisman, especializado em medicina interna no campus da Clínica Mayo em Rochester, Minn. (MayoClinic)


Não deixe de fazer o check-up anual do seu médico.

Não deixe de fazer seu check-up anual com seu médico.

Não ignore as dores no peito: A pressão no peito pode ser um sinal de um problema cardíaco que precisa de tratamento, portanto consulte um médico imediatamente se você tiver dor torácica por qualquer causa - mesmo que pareça não ter relação com o coração ou os pulmões.

Faça algum exercício todos os dias.

É importante manter seu corpo em forma, não apenas por uma boa aparência, mas também porque ele pode ajudar a aliviar a dor da artrite. O exercício pode:



  • Aliviar o estresse e melhorar o humor. Quanto mais você se exercitar, melhor será sua saúde mental!

  • Ajude você a dormir melhor. O exercício regular melhora a circulação sanguínea em todo o corpo, o que ajuda a relaxar os músculos e a fazer você se sentir mais descansado (e menos rígido). Também reduz a ansiedade, ajudando seu cérebro a liberar endorfinas que diminuem os níveis de cortisol - um hormônio produzido por sua glândula adrenal que afeta a forma como respondemos aos estressores, como doenças ou lesões de longa duração.

  • Controle o peso se você for obeso ou tiver excesso de peso, ajudando a controlar o apetite através do aumento do metabolismo; isto significa queimar calorias extras antes que elas causem qualquer dano! Além disso, o exercício regular facilita a vida das pessoas com diabetes, uma vez que seus corpos já estão trabalhando duro o suficiente apenas tentando manter os níveis de açúcar no sangue estáveis entre as refeições - portanto, não há necessidade de medidas extras aqui :)


Mantenha-se hidratado, bebendo muita água.



  • Beba muita água. A água mantém o corpo hidratado, o que ajuda a expelir as toxinas e manter as articulações lubrificadas e saudáveis.

  • Mantenha seus rins funcionando corretamente, bebendo muita água. Os rins são responsáveis pela eliminação de resíduos do corpo, incluindo o excesso de sal, minerais e fluidos (como a urina). Se você não beber água suficiente a cada dia ou se urinar com freqüência, estas funções serão prejudicadas com o tempo e isto pode levar a pedras nos rins ou até mesmo à falha dos rins em casos extremos!

  • A água ajuda a manter a pele macia e flexível; ela também mantém as células vivas para que possam se reparar mais rapidamente quando danificadas pelos raios UV ou outros fatores ambientais (como a poluição). Enquanto todos sabemos o que acontece quando nossa pele fica seca: as rugas aparecem mais rapidamente do que o normal; as linhas finas aparecem mais profundas do que o normal; as manchas começam a aparecer por toda parte em nossos rostos... Sim? Não? Muito bem, então... Vamos passar para outra coisa :)


Coma mais frutas, vegetais e grãos inteiros.



  • Beber água para se manter hidratado


A água potável é a coisa mais importante que você pode fazer para manter-se saudável e sentir-se bem, pois ajuda a eliminar toxinas do seu corpo e a manter suas células felizes. Ela também ajuda a eliminar quaisquer restos de alimentos, o que garante que eles não se acumulem em seu sistema e o deixem doente.



  • 2. Coma mais frutas, vegetais e grãos inteiros


As frutas são ricas em vitaminas C (que ajuda a fortalecer os ossos), A (que mantém a pele saudável), K (que combate o câncer), E (um poderoso antioxidante), bem como outros nutrientes essenciais como potássio, magnésio, etc, Os vegetais também nos fornecem muitos nutrientes importantes, como antioxidantes como beta-caroteno, que ajudam a combater os radicais livres que causam o envelhecimento a nível celular; ferro, que desempenha um papel na produção de glóbulos vermelhos; cálcio necessário para dentes e ossos fortes; antioxidantes como a vitamina C, enquanto grãos inteiros contêm fibras que retardam o processo de digestão, de modo que ficamos cheios mais rapidamente após comê-los.

Reduzir as gorduras saturadas.

Para reduzir as gorduras saturadas, você pode comer mais frutas, vegetais e grãos inteiros. As gorduras saturadas são ruins para a saúde do seu coração, pois aumentam os níveis de colesterol no sangue. Elas também aumentam o risco de doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais. Comer muita gordura saturada está ligado ao aumento da pressão sanguínea, o que aumenta o risco de ataque cardíaco ou derrame cerebral.

Reduza as gorduras saturadas comendo alimentos menos processados como aqueles feitos com óleos hidrogenados (ácidos graxos trans), óleo parcialmente hidrogenado (gordura trans), banha de porco ou sebo de boi ou pele de frango - tudo isso encontrado em fast food!

Hábitos de vida saudável podem ajudar a prevenir doenças graves.



  • Evite fumar.

  • Durma o suficiente.

  • Faça uma dieta saudável com muitas frutas, vegetais e grãos inteiros.

  • Faça atividade física todos os dias - mesmo se for só pegar a escada em vez do elevador!


Para finalizar

Esperamos que estas dicas o ajudem a ter uma vida mais saudável. Como vimos, há muitas coisas que você pode fazer para manter-se saudável, desde exercitar-se e comer muitas frutas e vegetais até manter seu peso baixo, cortando as gorduras saturadas. E, fazendo mudanças agora, antes que a artrite se instale? Você pode até mesmo evitar completamente a artrite!


* Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Guia Montes Claros

Comentar

Desculpe, nenhum resultado encontrado.