
Saiba porque o mês de fevereiro tem 29 dias neste ano
2016 é um ano bissexto, ou seja, tem um dia a mais para incluir no calendário. E, a cada quatro anos, essas 24 horas extras são contabilizadas no mês de fevereiro.
O dia de hoje (29) tem uma função importante na organização do planeta. Ele foi instituído pelos romanos, na época do imperador Júlio César, para adequar o calendário ao tempo que a Terra leva para dar uma volta completa em torno do Sol.
De acordo com os estudiosos, esse movimento não é feito em exatos 365 dias (um ano normal), mas sim em 365 dias, cinco horas, 48 minutos e 46 segundos.
Esse tempo a mais que o calendário comum deixa de contar (6 horas, aproximadamente) é acumulado e depois compensado no ano bissexto.
O cálculo é o seguinte: 6 horas para compensar, em quatro anos, são 24 horas, ou seja, mais um dia.
Os romanos também foram os responsáveis por decidir que esse dia extra seria acrescentado em fevereiro, o menor mês do ano.
Os aniversariantes do dia
Em Montes Claros e em outras regiões do Brasil, diversas pessoas se sentem privilegiadas por ter nascido numa ocasião singular.
Oficialmente, os cartórios tratam o dia 29 de fevereiro como uma data igual às outras, ou seja, as pessoas podem ser registradas com exatidão. As comemorações é que ficam para o dia que antecede ou procede a data real.
O dia em que o “não” é proibido
Curiosamente, a chegada do dia 29 de fevereiro é celebrada com grande euforia na Irlanda, mas apenas por parte das mulheres. A tradição do país diz que um homem que for pedido em casamento nesta data não pode dizer “não” como resposta.
Quem recusa fica obrigado a pagar uma leve “multa de respeito”, que antigamente se resumia a um par de luvas, um tecido de vestido, dentre outros pequenos mimos.
Já pensou se essa moda pega em Montes Claros?