Compartilhe Como criar um bom currículo no whatsapp
Compartilhe Como criar um bom currículo no whatsapp
Como criar um bom currículo

Como criar um bom currículo


( )
()


Como criar um bom currículo


Um currículo é um documento que descreve sua experiência, habilidades e educação. É usado pelos empregadores para encontrar os melhores candidatos para um cargo.


Em geral, os currículos são formatados em um formato fácil de ler e com uma aparência profissional. Eles devem ser curtos e concisos porque a maioria dos recrutadores terá apenas cerca de 20 segundos para olhar para eles antes de passar para outros candidatos ou candidaturas.


Ao escrever seu currículo, mantenha estas dicas em mente:


Dicas sobre como escrever um currículo




  • Use um layout limpo e profissional. Seu currículo deve ser de fácil leitura e compreensão. Isto significa usar apenas um tamanho de fonte (geralmente 12pt), sem negrito ou itálico e sem sublinhado.




  • Use pontos bala com moderação - eles podem distrair do resto de seu conteúdo e causar confusão para empregadores que podem não saber ao que você está se referindo em cada entrada de ponto bala na tela deles




  • Use verbos de ação em vez de verbos passivos que descrevem realizações como "administrado" ou "liderado". Ao invés de dizer coisas como "criado", "implementado", ou ainda mais diretamente "criado X". Isto ajudará a mostrar como você foi responsável por fazer algo acontecer sem esforço, em vez de apenas descrever como as coisas foram feitas por outra pessoa.




Comece seu currículo escrevendo um resumo do trabalho que você deseja.


Comece seu currículo escrevendo um resumo do trabalho que você deseja.


Se você está se candidatando a um cargo que requer mais de uma página, é importante começar listando todas as informações relevantes sobre você e sua experiência de trabalho em pontos de destaque (não se esqueça de incluir palavras de ação). Em seguida, anote quaisquer habilidades ou qualificações relacionadas a esta função. Por exemplo, se você tem experiência como contador e está procurando um novo emprego como estagiário contábil na ABC Company (uma empresa de propriedade da AB), então destaque essa experiência com quantificadores como "estagiário contábil" e números como "1 ano". Finalmente, termine cada seção com uma declaração resumida descrevendo porque este emprego seria ideal para suas qualificações e habilidades; novamente estas devem ser frases orientadas à ação, como "Eu quero isto porque...".


Coloque suas informações de contato e referências no topo.


Suas informações de contato devem estar no topo de seu currículo. Inclua-a no canto direito, com um título que diga "Referências". Isto facilitará às pessoas que estão olhando para seu currículo descobrir onde você está localizado e como eles podem entrar em contato com você.


Você também pode querer incluir um endereço de e-mail e número de telefone nesta seção de seu currículo, para que os empregadores em potencial saibam como eles podem entrar em contato se tiverem dúvidas ou precisarem de mais informações sobre o tipo de ambiente de trabalho que melhor lhes convém. Você também pode adicionar links para perfis de mídia social como LinkedIn, Facebook ou Twitter (se aplicável) aqui também; estas são ótimas maneiras para recrutadores que não estão familiarizados com todos os tipos de experiência de trabalho de todo o mundo!


Adapte seu currículo ao emprego para o qual você está se candidatando.


O segundo passo é colocar suas informações de contato e referências no topo de seu currículo. É aqui que você deve incluir qualquer informação pessoal (nome, endereço, número de telefone) que seja relevante para seu novo emprego. Você também pode incluir uma lista de referências que o atestarão se necessário - mas somente se eles já se encontraram com você ou falaram com você pessoalmente antes.


Se não houver requisitos especiais para um determinado cargo, então escreva quais habilidades e experiência compõem a maior parte do que compõe quem você é como candidato: "Sou um excelente escritor que sabe como se comunicar efetivamente" ou "gerenciei vários projetos com sucesso ao longo do tempo; meu trabalho ganhou elogios de clientes de toda a indústria". Se não houver muitas experiências específicas listadas nesta seção do currículo (ou se estas não forem particularmente impressionantes), considere colocá-las em "Outras Habilidades" em vez de listá-las novamente aqui com todos os detalhes!


Use palavras de ação, quantificadores e números quando apropriado.




  • Adapte seu currículo ao trabalho para o qual você está se candidatando: Use palavras de ação, quantificadores e números quando apropriado.




  • Inclua experiência de trabalho que não seja um emprego remunerado.




  • Não se esqueça de seu trabalho voluntário e estágios!




  • Liste qualquer formação que seja relevante para o cargo. Você também pode incluir uma cópia de seu diploma se for relevante para a função em questão - por exemplo, se eles pedirem cópias de históricos escolares de empregos anteriores ou faculdades freqüentadas (mesmo que não sejam necessárias), certifique-se de que haja uma cópia prontamente disponível no arquivo em algum lugar da cidade/estado/país onde você provavelmente estará localizado caso um empregador precise dela como prova de que sua solicitação foi recebida por eles primeiro... e mais importante: mantenha um registro de onde estes itens são arquivados para que qualquer um que precise deles saiba exatamente onde procurar quando for mais urgente!




Inclua experiência de trabalho que não seja um emprego remunerado.


Você também deve considerar a inclusão da experiência de trabalho não remunerado se ela for relevante para o trabalho para o qual você está se candidatando. Por exemplo, se você está se candidatando a um emprego como cozinheiro em um restaurante e já trabalhou em cozinhas antes, então este tipo de conhecimento experiencial pode ser muito valioso.


Não se esqueça de seu trabalho voluntário e estágios.


O trabalho voluntário e os estágios são ambos exemplos de experiência de trabalho não remunerado que podem ajudá-lo a se destacar ao se candidatar a empregos. Mas é importante notar que estes tipos de experiências não devem ser apenas uma linha de descarte no final de seu currículo - elas devem ser destacadas!


O trabalho voluntário mostra que você tem interesse em ajudar os outros, o que é um trabalho de qualidade que os empregadores procuram ao contratar novos funcionários. O trabalho voluntário também demonstra paixão, dedicação e compromisso; estas qualidades muitas vezes se correlacionam com o sucesso também no local de trabalho. Os estágios são semelhantes porque fornecem treinamento em vários campos como negócios ou marketing, onde muitas empresas estão procurando trabalhadores de nível básico que possam aprender rapidamente no trabalho (e até mesmo avançar para funções gerenciais).


Liste qualquer formação que seja relevante para o posto de trabalho.


Não esqueça seu trabalho voluntário e seus estágios: Liste qualquer treinamento que seja relevante para o trabalho. Por exemplo, se você se formou em marketing e quer um emprego como gerente de marketing no varejo, inclua qualquer experiência relevante que possa ajudá-lo a conseguir tal cargo. Você pode ter se envolvido na organização de um evento para caridade ou ter sido voluntário em um abrigo de animais como parte de suas atividades extracurriculares enquanto estava na faculdade. Se não fossem essas experiências, então não haveria nada em seu currículo que fizesse com que os gerentes contratados pensassem "Sim! Essa pessoa adoraria trabalhar aqui".


Evite incluir informações irrelevantes.




  • Liste qualquer treinamento que seja relevante para a posição: Evite incluir informações irrelevantes.




  • Incluir qualquer treinamento que seja relevante para a posição.




Enfatize Suas Habilidades através de Verbos de Ação e Palavras-chave do anúncio de emprego.


Se você tem muita experiência, não há problema em incluir seus anos de experiência de trabalho no currículo. Mas se você não tem muitos anos de experiência de trabalho e está procurando um emprego como profissional, então não é necessário que seu currículo inclua todos estes detalhes. Ao invés disso, tente enfatizar as habilidades através de verbos de ação e palavras-chave no anúncio de emprego:




  • O erro mais comum cometido pelos candidatos é incluir suas informações pessoais em seus currículos. Isto inclui qualquer coisa de nomes ou endereços (mesmo que morem longe), endereços de e-mail ou números de telefone (novamente, mesmo que estejam desconectados), aniversários e outras datas que podem ser importantes mas não são exigidas pelos empregadores ao analisar as candidaturas on-line".




Criar um bom currículo pode ser fácil, seguindo estas dicas.


Se você está procurando um emprego, seu currículo é a primeira coisa que os empregadores vão analisar. É importante que seu currículo seja conciso e eficaz se você quiser ser notado por empregadores em potencial. Aqui estão algumas dicas sobre como criar um bom currículo:




  • Comece anotando tudo que é relevante sobre você de forma organizada - isto pode ser feito através de brainstorming ou usando exemplos de empregos e experiências passadas. Uma vez que estas idéias estejam claras em sua mente, coloque-as todas juntas em um documento para que sejam fáceis de serem lidas por outros (como o gerente de contratação) rapidamente ao rever as solicitações durante as entrevistas.



* Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Guia Montes Claros

Comentar

Desculpe, nenhum resultado encontrado.