- 11. September 2024
- Montes Claros
Características e traços da Geração Z
A Geração Z, também conhecida como Gen Z, é caracterizada por sua forte afinidade com a tecnologia e sua capacidade de navegar no mundo digital com facilidade. Frequentemente chamados de nativos digitais, os indivíduos da Geração Z cresceram cercados por tecnologia e são incrivelmente experientes em tecnologia. São a geração que mais facilmente se adapta às novas tecnologias em relação a todas as outras gerações existentes. Essa proficiência tecnológica é uma característica definidora da Geração Z e os diferencia das gerações anteriores. Eles esperam experiências digitais de próxima geração e valorizam interações genuínas e éticas em todos os aspectos de suas vidas, incluindo suas interações com empresas e marcas. Essa fluência tecnológica e confiança em plataformas digitais moldam seus estilos de comunicação, preferências e expectativas.
Além de suas proezas tecnológicas, a Geração Z é conhecida por seu compromisso com a diversidade e a inclusão. Eles valorizam e priorizam a diversidade em todas as áreas da vida, inclusive no local de trabalho. Ao se candidatar a empregos, 71% dos jovens buscam especificamente a diversidade na empresa. Eles buscam ambientes de trabalho que abraçam e celebram as diferenças e são altamente inclusivos. A Geração Z critica as práticas corporativas e espera que as empresas demonstrem um compromisso genuíno com a diversidade e a inclusão. Esta geração está ativamente engajada em questões relacionadas à justiça social e valoriza a diversidade e a inclusão em todos os aspectos da sociedade. Eles entendem a importância da representação e defendem ativamente oportunidades iguais para todos os indivíduos.
A Geração Z também exibe uma mentalidade empreendedora e um desejo de independência. Eles são autodidatas e empreendedores, muitas vezes buscando informações e recursos por conta própria. Esta geração está mais inclinada para o empreendedorismo e abraça a ideia de trabalhar em casa. Eles valorizam a independência e a autoconfiança, buscando oportunidades para assumir o controle de suas próprias vidas e carreiras. De acordo com a pesquisa GEM Brasil 2018, entre 2013 e 2018, houve um aumento significativo no número de jovens empreendedores no Brasil, indicando o espírito empreendedor da Geração Z. Sua criatividade, inovação e motivação para o sucesso contribuem para sua mentalidade empreendedora. A Geração Z é uma geração que não tem medo de correr riscos e perseguir suas paixões, tornando-se uma força a ser reconhecida no mundo dos negócios.