Amor materno faz cérebro do filho se desenvolver mais, diz estudo

Atualizado: 09-09-2019
(0 )
(0)


Uma pesquisa americana resolveu provar que o amor da uma mãe é mais importante do que se pensa. O estudo prega que o afeto maternal pode ajudar o cérebro de uma criança a se desenvolver mais.


A psiquiatra infantil Joan Luby, que dirigiu o estudo, percebeu que uma importante área do cérebro cresce duas vezes mais rápido em crianças cujas mães demonstravam afeto e apoio emocional, em comparação com as que eram mais distantes e frias.


Todo esse carinho faz diferença ao longo de toda a vida de um indivíduo, mas imagens do cérebro dos pesquisados mostraram que esse tipo de criação amorosa era mais benéfica para crianças com menos de seis anos.


Quanto mais cedo, melhor


Isso que dizer que mesmo que uma mãe se torne mais afetuosa quando o filho estiver mais velho, não será possível compensar os anos em que esse amor foi negligenciado.


Para a autora, isso acontece porque há um período crucial em que o cérebro responde mais ativamente ao apoio materno, provavelmente por conta da maior plasticidade do cérebro quando as crianças são mais novas.


Em resumo, esse amor materno é ainda mais importante nos primeiro anos de vida de um filho.


Embora ainda não possa comprovar cientificamente alguns fatos, a pesquisa sugere que filhos muito amados pelas mães podem ter um desempenho melhor na escola e uma vida adulta mais segura.


Como foi feita a pesquisa


Ao longo do estudo, a psiquiatra acompanhou 300 crianças, desde o nascimento aos 13 anos, idade que marca o começo da adolescência. Os pequenos foram submetidos a exames regulares de ressonância magnética para ver como o cérebro estava crescendo.


O papel das mães era passar por diversas provas com os filhos, como, por exemplo, lidar com a ansiedade das crianças numa situação de estresse.


Em um dos momentos, os filhos recebiam um presente, mas só podiam abrir o embrulho quando a mãe terminasse de preencher um longo formulário. Em meio ao choro e birras, algumas mães reagiram com carinho, e outras com pouca paciência.


As que consolaram os filhos foram justamente as mães de crianças que, mais tarde, apresentaram o crescimento acelerado do cérebro.


- Montes Claros



Relacionados:



Importante: Confirme as informações antes de sair, pois os horários, preços e formas de pagamento podem ser alterados sem aviso prévio.


  • Visto: 1149

Saiba quais alimentos te impedem de ter os dentes brancos

A popularização dos tratamentos dentários que promovem o clareamento dos dentes mostra que o brasileiro se preocupa, e muito...

Dicas de alimentos saudáveis e de preços acessíveis.

É possível cuidar bem do seu corpo com alimentos baratos. Esses superalimentos oferecem um grande impulso nutricional sem mexer no seu orçamento. Além...

No Dia Mundial da Higienização das Mãos, reduza em 40 por cento...

Lavar as mãos é uma atitude simples, rápida e eficiente que pode prevenir doenças, mas ainda é um hábito...

No Dia Internacional do Café, conheça os benefícios da bebida p...

O dia 14 de abril é uma data especial para os amantes do café. Para celebrar a existência de uma das bebidas mais consumidas...

Surto de H1N1 coloca população em alerta. Veja quais são os sin...

Parece que as doenças típicas de inverno resolveram surgir mais cedo neste ano. Como se não bastasse o...

Metade dos brasileiros adultos está acima do peso. Veja como sa...

A saúde do brasileiro ganhou mais um sinal de alerta. Uma pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde revelou que 52,5% da p...

Fosfoetanolamina: Conheça a polêmica que envolve a “pílula do c...

Na semana passada, a fosfoetanolamina, conhecida como a “pílula do câncer”, voltou a ser motivo de polêmica aqui n...

Conheça 10 aplicativos de celular que facilitam a vida da mulhe...

Hoje, 8 de março, é o Dia Internacional da Mulher. E para celebrar a data – que marca a luta do público feminino por i...

Conheça os benefícios do chocolate para a saúde e prepare-se pa...

O feriado mais doce do ano está se aproximando e, por isso, os estabelecimentos comerciais já enfeitaram suas lojas com ovos de P&a...

Home office: conheça os prós e os contras de trabalhar em casa

Muita gente trabalha ou sonha em trabalhar em casa para amenizar a correria do dia-a-dia. O home office, que já é uma realidade par...

Comentar

Desculpe, nenhum resultado encontrado.

Add Foto